xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' BR - Robótica: Carnaval de Teresina, uma celebração de nossa diversidade cultural

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Carnaval de Teresina, uma celebração de nossa diversidade cultural


Emoção, raça, criatividade e sensibilidade, marcaram a XXIX Gincana Cultural “Teresina, Meu Amor”. O desafio proposto às equipes em 2012 foi o de contar a história do carnaval de Teresina, falar da sua beleza, sua diversidade, revelar seus encantos. As equipes Unidos de Mafuá e Mela Mela trabalharam bastante e realizaram um bonito espetáculo no Iate Clube de Teresina, dia 16 de agosto, espetáculo digno da beleza da ilustre aniversariante.
Para dar início à comemoração pelos 160 anos de Teresina, as equipes entoaram seus cantos e gritos de guerra, apresentaram aos jurados o modo como cada espaço do Iate foi decorado, aliando a historia do carnaval teresinense e a sustentabilidade, além de defenderem suas camisas.
As duas equipes capricharam nas apresentações de abertura da gincana, explorando todos os aspectos referentes à diversidade do carnaval de nossa querida cidade, e ainda comprovaram, através de suas fantasias, que beleza e sustentabilidade andam juntas. E por falar em fantasias, os apresentadores de nossa gincana não estavam para brincadeiras, não… Élida Fabrícia e José Reis, antigos alunos do Instituto Dom Barreto, apareceram como Pierrot e Colombina na parte da manhã, e Rei e Rainha do Carnaval à tarde.
As tarefas normais apresentadas pela Unidos de Mafuá e pela Mela Mela foram, sem dúvida, os momentos mais emocionantes da gincana. As equipes impressionaram a todos pelo cuidado com que cada prova foi realizada. A beleza dos cenários, das coreografias e a entrega demonstrada por alunos, professores, pais e antigos alunos foi marcante. E entre as tarefas normais merecem destaque as apresentações dos sambas-enredo, as coreografias executadas ao som de músicas de Luiz Gonzaga, as histórias de amor protagonizadas pelos pais e mães dombarretanos, o mais jovem corso do mundo, o carnaval da inclusão e o carnaval do futuro.
Para além das tarefas normais, a XXIX Gincana Cultural também foi marcada pelas tarefas surpresas. E não foram poucas. Teve percurso de bicicleta, desafio de robótica, judô em homenagem a Sarah Menezes, e até os pais dombarretanos foram convocados, por que não? Desafios de embaixadinhas para os pais e bambolê na cintura para as mães.
E claro, não poderia faltar uma das provas mais aguardadas da gincana: o desfile. Na escolha da Garota IDB e Garoto IDB, Garota e Garoto Madre Maria Villac e da Miss e Mister IDB, os candidatos esbanjaram beleza, carisma e empolgaram as duas torcidas que não pararam de gritar.
A XXIX Gincana Cultural “Teresina, Meu Amor” foi resultado de muita dedicação e trabalho de todos. Ela foi feita para a comunidade dombarretana, pela comunidade dombarretana. Expressou exatamente aquilo que somos: um povo alegre, que luta e não tem medo do que é diferente, que aprende com as dificuldades, que celebra e se orgulha da sua diversidade, da sua beleza.
Parabéns equipes pelo excelente trabalho realizado. Parabéns Teresina!

Nenhum comentário :

Postar um comentário