xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' BR - Robótica: Relatório alerta sobre robôs assassinos

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Relatório alerta sobre robôs assassinos


O uso de robôs assassinos vem se tornando algo corriqueiro em zonas de confronto. Este tipo de atividade é liderado pelo EUA e outros países possuem em sua agenda militar a aquisição de tais dispositivos.


Harvard Law School de Direitos Humanos e a Human Rights International emitiram um relatório em tom de alerta sobre a necessidade de regulamentação e ética no uso de tecnologias autônomas na guerra.

Entre os argumentos está a defesa da proibição do desenvolvimento e uso de armas totalmente autônomas. Robôs totalmente autônomos podem decidir por si próprios quando eliminar um inimigo. 

Segundo o relatório de 50 páginas, tais dispositivos serão desenvolvidos dentro de 20 a 30 anos ou "ainda mais cedo". Atualmente sistemas de armas que exigem pouca intervenção humana já existem.

O EUA trabalha com robôs de ataque no Paquistão, Afeganistão, Iêmen e em outros lugares. Mas estes são controlados por operadores humanos em bases no solo e não são capazes de matar sem autorização.

No entanto, laboratórios espalhados pelo mundo em diversos países estudam e buscam meios de criar robôs totalmente autônomos para ações de guerra. Existem pesados investimentos neste tipo de pesquisa.

O problema com a entrega de poder de decisão, mesmo para os robôs mais sofisticados é que não haveria nenhuma maneira clara de fazer qualquer juízo para os inevitáveis ​​erros, disse Noel Sharkey, professor de robótica da Universidade de Sheffield. "Se um robô cometer um erro ou crime, quem é o responsável? Certamente não será o robô", disse ele.

O robô pode levar uma arma de destruição em massa sem que exista uma maneira de determinar quem é responsável pela ação e isso vai ser um grande problema na garantia da obediência das leis da guerra. Como iremos determinar o proprietário do robô assassino?

Sem uma rigorosa regulamentação e controle, corremos o risco de convivermos num futuro próximo, com robôs assassinos totalmente anônimos.

The X47B is a plane-sized drone able to take off and land on aircraft carriers without a pilot
US Navy's Northrop Grumman X47B

FONTE: http://blogdojsilva.blogspot.com.br/2012/11/relatorio-alerta-sobre-robos-assassinos.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário