segunda-feira, 19 de março de 2012
Curso de Robotica na Parceira Sergio Yamada
Objetivos do Curso
O objetivo do curso é fazer com que os alunos compreendam a presença da robótica na sociedade atual, conhecendo suas aplicações e impactos. Construindo e programando robôs, estudando e aprofundando conhecimentos básicos de programação, de eletrônica e de mecânica, utilizando-se de softwares específicos.
Os alunos adquirem o conhecimento sobre as principais características dos robôs, relacionadas à eletromecânica, problemas relacionados à programação, entre outros. Tais situações serão abordadas sob uma ótica eminentemente prática, proporcionando aos alunos uma visão global do estudo da robótica.
MATERIAL: http://issuu.com/aleksandromontanha/docs/curso_de_robotica_junior
CURSO LIVRE DE ROBÓTICA
A Sérgio Yamada Computação oferece uma oportunidade única de melhoria de carreira por meio de um curso que oferece ao aluno o conhecimento necessário para:
1. Conhecer as características dos robôs relacionadas à eletromecânica, bem como, solucionar problemas relacionados à programação.
2. Identificar os problemas de cinemática de robôs, que serão apresentados aos alunos por meio de uma ótica eminentemente prática, de tal forma que obtenham uma visão global do estudo da robótica.
3. Aprender, de forma prática, programação de robôs de diversas configurações.
4. Construir seus próprios robôs.
A Robótica
De acordo com a American Heritage Dictionary, a robótica é a ciência ou o estudo da tecnologia associado com o projeto, fabricação, teoria e aplicação dos robôs. A palavra robótica foi utilizada primeiramente impressa na história de ficção científica de Isaac Asimov Liar! (1941). Nela, o autor se refere às três regras da robótica que posteriormente se tornaram as Três Leis da Robótica na publicação de ficção Eu, Robô.
1. Um robô não pode machucar um ser humano, ou, por omissão, permitir que um ser humano se machuque.
2. Um robô deve obedecer as ordens recebidas pelos seres humanos, a não ser no caso de estas ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.
3. Um robô pode proteger sua própria existência, contanto que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.
A robótica requer conhecimentos sobre eletrônica, mecânica e software. A parte mecânica requer conhecimentos sobre cinemática, pneumática, hidráulica e a parte eletrônica e de programação, conhecimentos sobre o tipo de unidade processadora a ser utilizada, que podem ser microcontroladores ou CLPs. O processo padrão de criação de robôs começa pela exploração dos sensores, algoritmos e atuadores que serão requeridos para o projeto. Algumas ideias como a relação entre o peso do robô e sua fonte de alimentação primária também são decisivas para o projeto.
Após a base mecânica estar montada, os sensores e as outras entradas e saídas do robô são conectadas a um dispositivo que tomará as decisões, sendo mais comum o uso de um microcontrolador como unidade de processamento. Este circuito avalia os sinais de entrada e calcula a resposta apropriada para cada combinação, enviando sinais aos atuadores de modo a causar uma ação ou reação. Os robôs são maquinas poderosas que nos ajudam a vida atualmente.
Fonte: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robô
Empresa Parceira - XBot
A XBot foi fundada em 2007 na cidade de São Carlos (SP), capital da tecnologia, sendo a primeira empresa brasileira criada para fabricação e comercialização de robôs móveis inteligentes para as áreas de educação e entretenimento.
Desde sua fundação, a empresa vem se estruturando e consolidando suas iniciativas de penetração no mercado brasileiro, principalmente na área de edutainment (Educação e Entretenimento). A XBot possui atualmente seis linhas de produtos robóticos com histórico de faturamento desde o ano de 2008. No final de 2007 foram finalizados os primeiros produtos destinados ao mercado, com o desenvolvimento dos robôs Sci-Soccer e o Sci-Robot para futebol de robôs e fuga de labirinto, e nos anos seguintes foram concluídos o Curumim, robô para educação técnica, o RoboGol para área de entretenimento, o Kid e Kidball para o ensino fundamental, e o RoboDeck para educação e pesquisa, uma plataforma universal móvel considerada a mais completa em sua categoria em toda a América Latina.
Para o desenvolvimento de suas linhas de produtos inovadores, a XBot conta com forte apoio junto aos órgãos de fomento tecnológico do governo estadual e federal. A XBot conseguiu alavancar investimentos em Inovação/P&D não reembolsáveis, o que demonstra o reconhecimento dessas instituições no apoio à originalidade e inovação desses projetos. Entre os projetos estão convênios aprovados no programa PIPE da FAPESP, projetos aprovados junto ao programa RHAE Pesquisador na Empresa e Pós-doutorado do CNPq, e projetos do programa de subvenção da FINEP.
Na Internet: www.xbot.com.br
Pré-Requisitos
Idade mínima de 15 anos, cursando Ensino Médio.
Instrutores do Curso
Thiago Mattia
Beterson Cris Real Herrero
Aleksandro Montanha
Carlos Costa
Carga Horária e Investimento
Carga Horária: 192 hrs/aula
Público Alvo
Estudantes do Ensino Médio, Graduados e amantes de Robótica<< Voltar ao topo
Grade Curricular
Módulos do Curso
O curso de Robótica é composto dos seguintes módulos:
Introdução a Robótica (4 h/a)
Mecânica Inicial (16 h/a)
Eletricidade Básica (12 h/a)
Eletrônica (40 h/a)
Informática e Programação (40 h/a)
Mecatrônica (4 h/a)
Laboratório de Robótica(40 h/a)
Trabalho de Conclusão (32 h/a)
FONTE:
http://www.sergioyamada.com.br/ver_curso.php?id=53
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