LINHA DE PRODUÇÃO
Robôs lúdicos e educativos
Edição Impressa 134 - Abril 2007
© CIENTISTAS ASSOCIADOS |
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Curumin: estímulo para alunos , com vários recursos |
Três modelos de robôs para as áreas de educação e entretenimento foram desenvolvidos pela empresa Cientistas Associados, de São Carlos, no interior paulista, e estão prontos para ganhar o mercado nacional e internacional (ver matéria na revista Pesquisa Fapesp nº 118). O modelo Sci-soccer foi desenvolvido para uma das três categorias da RoboCup (Robot World Cup), um campeonato mundial de futebol de robôs, iniciativa de ensino e pesquisa de um grupo internacional de pesquisadores em inteligência artificial e robótica inteligente. Cada time é composto de três a cinco robôs, que têm todos os movimentos acompanhados por câmeras e repassados em tempo real a computadores. “Os alunos utilizam as informações de posicionamento dos robôs para programar a estratégia de cada um deles no jogo”, diz Antonio Valério Netto, um dos sócios da empresa, pós-graduado em computação e matemática computacional. “Dessa forma, eles são estimulados a trabalhar com programação.” O Curumim, o outro modelo de robô desenvolvido pela empresa, tem como objetivo estimular a educação robótica nos cursos técnicos. “Um software controla a funcionalidade do robô”, diz Valério. Os alunos podem programar a movimentação do robô em uma sala fechada ou mesmo determinar que ele faça desenhos. O terceiro robô é o RoboGol. Diferentemente dos outros dois, ele foi criado apenas para entretenimento e funciona com controle remoto.