segunda-feira, 26 de setembro de 2011
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Simpósio Brasileiro de Automação Industrial 2011 e eventos de robótica.
XBOT no SIMPOSIO BRASILEIRO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
LOCAL ONDE ACONTECERAM A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA A COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE ROBÓTICA E A MOSTRA NACIONAL DE ROBÓTICA
COMPETIÇÕES AINDA NO INÍCIO.
A UTFPR, UFV E A UFSJ COMPETIRAM COM AS PLATAFORMAS XBOT.
Bolsa para Mestre e Doutor na empresa XBOT, São Carlos, SP
A XBOT equipamentos robóticos tem o prazer de anunciar que estamos contratando uma pessoa para fazer parte de nossa equipe.
VEJA AS VAGAS E PREENCHA O FORMULÁRIO:
http://www.xbot.com.br/empresa/trabalhe-conosco-2/
VEJA AS VAGAS E PREENCHA O FORMULÁRIO:
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Assistente Comercial de Vendas ou Representante (Setor de Entretenimento).
- Experiência comprovada no ramo de ENTRETENIMENTO (brinquedos para área de jogos ou venda / locação de brinquedos);
- Maior de 18 anos;
- Atividades relacionadas á tarefa: Prospecção e Feedback de clientes do setor via telefone, e-mail e visitas técnicas em todo o Brasil para apresentação do produto RoboGol, disponibilidade para viagens;
- Regime CLT: Salário fixo + Comissionamento sobre vendas.
Assistente Comercial de Vendas ou Representante (Setor de Educação).
- Experiência comprovada no ramo de EDUCAÇÃO (venda de livros, soluções e tecnologias educacionais);
- Maior de 18 anos;
- Regime CLT: Salário fixo + Comissionamento sobre vendas.
- Atividades que irá exercer: Prospecção e Feedback de clientes do setor via telefone, e-mail e visitas técnicas em todo o Brasil para apresentação do produtos para Robótica Educacional em Universidades, Institutos, Colégios Particulares e Técnicos, Secretarias de Educação. Palestras e Mini-cursos sobre robótica. Disponibilidade para viagens.
Professor de Matemática (Mestre ou Doutor).
- Experiência com licenciatura;
- Conhecimentos em informática (softwares para linguagem de programação em blocos e C++);
- Regime: Bolsa CNPq-RHAE
- Atividades: Realização de pautas de aula utilizando robôs e relacionando com matérias matemáticas como: trigonometria, geometria e outras.
- R$ 2.600,00 (Mestre formado a pelo menos 2 anos)
- R$ 2.900,00 (Mestres formados a pelo menos 4 anos)
- R$ 3.300,00 (Doutor).
BOLSAS PARA MESTRE E DOUTOR PARA CRIAÇÃO DE MATERIAL: Temos um projeto aprovado no CNPq sobre tecnologias educacionais baseado em robótica para aprendizado de ensino técnico. E agora estamos em busca de uma parceria para executar o projeto de 12 meses.
Estou com três bolsas CNPq-RHAE, duas de mestres e uma de doutorado (todas por 12 meses) para viabilizar a criação de um grupo de pesquisa de tecnologias educacionais para ensino técnico. Pensei em nuclear esta ação envolvendo os professores da UNESP do noturno, pois a bolsa é de 30 horas semanais. O foco esta na criação de conteúdo educacional (material didático) utilizando nossas plataformas e também na geração de cursos. Atualmente temos demandas de interessados nos cursos e não temos material didático.
A equipe poderia atuar de manhã e tarde no projeto e a noite dariam as aulas normalmente.
Os valores são: R$ 2.600,00 (mestre formado a pelo menos 2 anos), R$ 2.900,00 (mestres formados a pelo menos 4 anos) e R$ 3.300,00 (doutor).
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente
Hora | domingo, 18 de setembro às 11:00 - 21 de setembro às 14:00 |
---|---|
Localização | São joão del Rey, MG ( UFSJ ) |
Criado por | |
Mais informações | A XBOT ESTARÁ NO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AUTOMAÇÃO INTELIGENTE DE 2011. Vejam no link: http://www.sbai2011.ufsj.e Para quem quer ficar por dentro de TODAS AS TECNOLOGIAS ROBOTICAS BRASILEIRAS esta é uma ótima oportunidade !!! |
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
TIS - TREINAMENTO INTERATIVO DE SEGURANÇA
A CIENTISTAS ASSICIADOS parceira da XBOT está sempre inovando na área da Simulação.
ENTRE NO SITE:
http://www.cientistas.com.br/produto/tis.htm
VEJA A NOTICIA:
http://www.youtube.com/watch?v=YZa2gfC5j8w
OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES:
http://www.cientistas.com.br/tis/
Wesley Silva
O TIS é um sistema projetado para promover o treinamento dos profissionais da área de segurança por meio de um simulador interativo baseado em reconhecimento de voz, cenários 3D e disparo de laser com arma de fogo real. A concepção de um sistema de multimídia interativo para treinamento de forma geral não é nova, contudo, este sistema proposto se diferencia pelos seguintes aspectos:
1.) Integração - Sistema de gestão de treinamento integrado com o simulador, permitindo ter vários sistemas espalhados por vários locais conectados em um mesmo servidor de dados. Isto permite gerar histórico de treinamento de cada usuário.
2.) Sistema dinâmico - Pode ser acrescentado módulos de gestão de dados adicionais, por exemplo, informações de biofeedback, gravação de imagens do atirador, dispositivo de disparo paintball, etc além de novos cenários 3D e novos skills drills conforme o interesse do cliente (geração de conteúdos).
3.) Tecnologia de baixo custo - Sistema tem preço competitivo pois foi desenvolvido para ser modular e permitir customizações de acordo com as necessidades pontuais do cliente.
4.) Interatividade por verbalização - Permite associar nos cenários 3D, dois tipos de interação. A verbalização em português e os disparos de laser com a arma de fogo real.
5.) Tecnologia nacional - Produto desenvolvido no Brasil para popularizar a tecnologia de interatividade. Dessa forma é possível desenvolver os conteúdos dos cenários 3D conforme as especificações e necessidades do cliente.
6.) Espaço - Sistema pode ser montado em um espaço reduzido além de não ter necessidade de ser escuro o local do treinamento.
7.) Conteúdo – Estão incluídos no pacote básico de treinamento, 12 módulos: 10 skills drills, 1 stand de tiro virtual e 1 cenário 3D. O sistema permite geração de relatórios referentes a prática de cada usuário em cada módulo, além da possibilidade de cruzar os dados com informações padrões para avaliação continuada do profissional. Nossos bastões de laser permitem a utilização de todos os revolveres e pistolas, de .357,.38, 9mm, 10mm,.40, .44, .45, etc
Caracterização do problema e justificativa da tecnologia aplicada1.) Integração - Sistema de gestão de treinamento integrado com o simulador, permitindo ter vários sistemas espalhados por vários locais conectados em um mesmo servidor de dados. Isto permite gerar histórico de treinamento de cada usuário.
2.) Sistema dinâmico - Pode ser acrescentado módulos de gestão de dados adicionais, por exemplo, informações de biofeedback, gravação de imagens do atirador, dispositivo de disparo paintball, etc além de novos cenários 3D e novos skills drills conforme o interesse do cliente (geração de conteúdos).
3.) Tecnologia de baixo custo - Sistema tem preço competitivo pois foi desenvolvido para ser modular e permitir customizações de acordo com as necessidades pontuais do cliente.
4.) Interatividade por verbalização - Permite associar nos cenários 3D, dois tipos de interação. A verbalização em português e os disparos de laser com a arma de fogo real.
5.) Tecnologia nacional - Produto desenvolvido no Brasil para popularizar a tecnologia de interatividade. Dessa forma é possível desenvolver os conteúdos dos cenários 3D conforme as especificações e necessidades do cliente.
6.) Espaço - Sistema pode ser montado em um espaço reduzido além de não ter necessidade de ser escuro o local do treinamento.
7.) Conteúdo – Estão incluídos no pacote básico de treinamento, 12 módulos: 10 skills drills, 1 stand de tiro virtual e 1 cenário 3D. O sistema permite geração de relatórios referentes a prática de cada usuário em cada módulo, além da possibilidade de cruzar os dados com informações padrões para avaliação continuada do profissional. Nossos bastões de laser permitem a utilização de todos os revolveres e pistolas, de .357,.38, 9mm, 10mm,.40, .44, .45, etc
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Wesley Silva
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Menino ganha mão robótica da Mercedes
Matthew James escreveu uma carta a Ross Brawn, chefe da Mercedes, para pedir ajuda e recebeu o presente
Garoto nasceu sem a mão esquerdaDivulgação/Mercedes
Da Redação, com Lancepress esportes@band.com.br
A equipe Mercedes realizou o sonho de um jovem fã de Fórmula 1. Em parceria com a empresa Touch Bionics, a escuderia alemã doou uma moderna prótese de mão ao garoto Matthew James, de 14 anos. Ele nasceu sem a mão esquerda e, após uma visita de Ross Brawn – chefe da Mercedes – a sua escola, o garoto resolveu escrever uma carta pedindo que o ajudasse.
Brawn disse que a carta do menino era ‘emocionante’ e contou o caso à Mercedes. A escuderia entrou em contato com a Touch Bionics, que entregou a prótese de presente ao menino.
Segundo o garoto, a mão robótica é muito mais moderna que sua antiga prótese. “É simplesmente incrível”, disse James ao jornal inglês “Daily Telegraph”. “Minha mão artificial era bem básica. Mas com esta eu posso fazer tudo, é exatamente como se fosse real. Vai fazer uma diferença tão grande em minha vida. O ruim é que estou tendo que fazer mais tarefas”, brincou o jovem.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
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segunda-feira, 22 de agosto de 2011
KINECT MONKEY SEE? KINECT MONKEY DO.
Created by Jan Sieber and Ralph Kistler, ‘Monkey Business’ uses the Kinect camera as a motion tracking device to control a stuffed toy monkey. Information from the Kinect is recieved by the computer which is then processed and sent to an Arduino. The Arduino sends the processed information to 10 servomotors which bend and shape the monkey, imitating the users motion infront of the Kinect.
“A cuddly toy monkey hanging on a wall like a Jumping Jack.
With a friendly “Hello” the puppet starts to react to the visitors movements
and immediately apes every gesture with its arms and legs, its head and body.
You can let the ape act smoothly or invite him to a wild dance.
But in a subtle way the monkey asks for another move you have never ever performed before.
Playing the game you will loose control unconsciously
and after the seductive encounter you might start wondering
what is all this monkey business about?
Who pulls the strings? “
With a friendly “Hello” the puppet starts to react to the visitors movements
and immediately apes every gesture with its arms and legs, its head and body.
You can let the ape act smoothly or invite him to a wild dance.
But in a subtle way the monkey asks for another move you have never ever performed before.
Playing the game you will loose control unconsciously
and after the seductive encounter you might start wondering
what is all this monkey business about?
Who pulls the strings? “
The project was created around the ideas of ’the problem of real natural interaction, and to make “an ironic comment about the present art business through this iconic monkey figure.” – “The flexible suspension of the ape together with fast responding motors allows an astonishing quick-witted behavior and a tempting interaction experience for the user.’
Monkey Business is simply another interesting and fun use of the Kinect, and most importantly a great example of a good use of cheap electronic components and open source software.
Peace.
- Leigh Davies.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
As redes sociais são incríveis.
Eu conheci James pela rede social do Youtube, onde ele postou um vídeo registrando sua invenção.
James C. é de Toronto, Canadá e ele inventou não somente um robô, mas uma orquestra inteira de Robôs.
Na espere ver ali robôs parecidos com pessoas, porque você vai encontrar um amontoado de fios, motores e solenóides comandados por um computador.
James começou a construir robôs para tocar música clássica, mas reclama que no início o barulho dos solenóides e motores de passo abafavam a própria música então desistiu do projeto, mas continuou trabalhando com o violoncelo. Em um momento, o treme-treme nervoso de um motor lembrou outro tipo de música, o rock, em especial “The Beautiful People” de Marilyn Manson.
Particularmente, eu não gosto deste tipo de música, mas adoro ver aquela parafernália funcionando. Mas para quem gosta de rock, acho que heavy metal, vai considerar a música maravilhosa.
Como vocês a orquestra robô que toca “The Beautiful People” de Marilyn Manson.
Para quem desconfia de montagens, posso afirmar que este tipo de trabalho é perfeitamente possível. Eu mesmo trabalhei muito tempo na UEM com robótica.
Se desejar, assista também ao vídeo original com Manson para comparar:
Colaborou com este post: Celso Duarte Jr. e http://www.odiario.com/blogs/carlossica/category/tecnologia/robotica/
Mostra Nacional de Robótica
A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) realizará entre os dias 18 e 21 de setembro, a 1ª Mostra Nacional de Robótica (MNR). O evento está com inscrições abertas para alunos de ensino fundamental, médio, técnico e superior de qualquer instituição de ensino.
» Agenda: conheça os eventos promovidos pelas IES
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Os participantes poderão inscrever os trabalhos desenvolvidos na área da robótica e suas aplicações. Também serão aceitos desenhos artísticos de robôs, textos sobre o assunto ou qualquer outro tema relacionado, como nas áreas de artes, humanidades, literatura, ciências, vida e ambiente, ensino, inovação, protótipo e invenção e competições de robótica.
O evento distribuirá 48 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com duração de um ano para os alunos dos ensinos fundamental e médio que aprimorem seus projetos. Todos os participantes receberão certificados e os melhores trabalhos serão gratificados com menções honrosas. O calendário completo está no site do evento .
Stanford oferece curso de Robótica gratuito mas exige empenho e lição de casa
Enquanto meio mundo discute a questão dos direitos autoriais, restringindo as chances de disseminação de conhecimento e dificultando a vida de gente que busca o saber mas não pode pagar pelo acesso, a Universidade de Stanford, nos EUA, já disponibiliza há algum tempo, via rede, seus cursos de engenharia, através da licença 3.0 do Creative Commons.
Agora, os professores Sebastian Thrun e Peter Norvig, da área de robótica, estão sacudindo o ensino tradicional outra vez, deixando você frequentar as aulas online e acompanhar outras etapas do curso, fazendo os trabalhos propostos em aula para os alunos e estudando o conteúdo do livro adotado.
O curso em questão é uma versão reduzida e introdutória sobre Inteligência Artificial e, para fazer parte do seleto grupo, você só precisa ter conhecimento sobre o assunto, adquirir o livro de consulta (“Artificial Intelligence: A Modern Approach”http://aima.cs.berkeley.edu, de Stuart Russell e do próprio professor Peter Norvig) e inscrever-se, através deste atalho: Is.gd/TlxLrn.
“Nós vamos usar algo semelhante ao Google Moderator para termos certeza de que Peter e eu responderemos às questões mais prementes. Nossa ideia é que, mesmo em uma classe de 10.000 alunos, haverá apenas um número fixo de questões realmente interessantes (como 15 por semana)”, afirmou o professor Thrun, comentando sobre o processo de trabalho, em contato com o site IEEE Spectrum.
O curso online começa no dia 02 de outubro.
Se a ideia de estudar online interessou, saiba que o MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, tem um programa semelhante. Conheça os detalhes clicando no atalho Is.gd/IhNi1D.
Fonte: http://henrique.geek.com.brsexta-feira, 5 de agosto de 2011
Siftables, Topobos e novas maneiras de interagir com o computador
siftables |
Sempre que vejo alguém jogando pela primeira vez o Nintendo Wii observo um sorriso no rosto da pessoa provocado não tanto pelo jogo sendo jogado, mas, principalmente, pela maneira intuitiva em utilizar o joystick. Controles através de câmeras, interfaces multitoque e sensores de aceleração já estão bem inseridos em dispositivos como o iPhone.
Diversos exemplos de maneiras alternativas de interação já foram apresentadas no evento TED Conference. Tal encontro é uma conferência anual na qual em poucos minutos os palestrantes devem apresentar temas relacionados a tecnologia, entretenimento e design. O vídeo de muitas palestras está disponível na Internet e, inclusive existe um projeto para a tradução de algumas apresentações.
Neste ano, o pesquisador David Merrill do Media Lab do MIT apresentou um exemplo de interface tangível chamada siftables no qual um pequeno dispositivo possui um conjunto de sensores, um display gráfico e a capacidade de se comunicar e perceber outros dispositivos do mesmo tipo próximos. Ou seja, cada siftable é um pequeno agente que interage com os seus semelhantes e com o ser humano.
As possibilidades de interação com este tipo de interface tangível são inúmeras, desde educação, games e, até mesmo, projeto colaborativo. O vídeo a seguir mostra a apresentação de sete minutos do pesquisador no TED e alguns exemplos de uso.
O que chama atenção nesta iniciativa é a intuitividade e a possibilidade de “montar” os “agentes” como se fosse uma brincadeira de Lego. Neste contexto, outro projeto interessante também nascido no Media Lab é o kit de robótica Topobo.
Topobo |
O vídeo demonstrativo abaixo vende o produto como um brinquedo para crianças. Entretanto, pode-se imaginar um futuro no qual esse tipo de interface misturada com algo semelhante aos Siftables permita que criemos robôs para a realização de atividades domésticas ou industriais muito mais adaptativos e fáceis de treinar pelas pessoas comuns.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
ROBOGOL no Shopping Center Vale
O ROBOGOL estará presente no Shopping Center Vale em São José Dos Campos no período de 04 á 16 de Agosto de 2011.
O Shopping quer promover a interação entre pais e filhos e também tem o intúito de promover a tecnologia nacional.
Conheça mais sobre o Robogol em www.robogol.com.br
Maiores informações entre em contato:
Wesley Silva
(16) 3116-7700
wesley@xbot.com.br
O Shopping quer promover a interação entre pais e filhos e também tem o intúito de promover a tecnologia nacional.
Conheça mais sobre o Robogol em www.robogol.com.br
Maiores informações entre em contato:
Wesley Silva
(16) 3116-7700
wesley@xbot.com.br
CEFET MG adquire plataformas robóticas.
Tendo em vista a oportunidade de trabalhar com a alta tecnologia da XBOT nos seus laboratórios de robótica a CEFET MG investe na compra de plataformas robóticas móveis.
O CURUMIM foi a primeira opção dos professores para o desenvolvimento do ensino de tecnologias robóticas. Abaixo suas principais características:
O CURUMIM foi a primeira opção dos professores para o desenvolvimento do ensino de tecnologias robóticas. Abaixo suas principais características:
05 Sensores infravermelho Receptor/Receptor, dispostos na circunferência do robô;
01 Camera wifi;
03 Moto redutores;
Microcontrolador MSP430;
02 Baterias 14,4Vcc;
01 Carregador de baterias;
01 Carenagem;
Receber programação em C/C++;
Receber programação em Assembler/Blocos;
Software de programação gráfica;
Manual de construção eletrônica e mecânica do robô
A Segunda Opção foi a Plataforma para pesquisas ROBODECK.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Centro de Robótica em São Carlos será o primeiro do país.
São Carlos terá primeiro Centro de Robótica do Brasil |
Assessoria de Comunicação | |
09-Jun-2011 | |
Será construído no campus de São Carlos da USP o primeiro Centro de Robótica do país. Com conclusão prevista para 2013, o prédio terá três mil metros quadrados e reunirá profissionais e estudantes de duas unidades do campus, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). “A filosofia do Centro de Robótica é desenvolver projetos que sejam encampados pela sociedade. Por ser o primeiro do Brasil, temos um instrumento importante para contribuir com o aumento da pesquisa nessa área”, afirma Marco Henrique Terra, coordenador do Centro. A verba para o projeto é de R$ 900 mil. Apesar de atualmente haver poucos trabalhos na área entre pesquisadores brasileiros, o cenário é promissor. “Devemos fornecer alternativas para solucionar problemas universais através da robótica, como reabilitação de membros superiores e inferiores em pessoas com deficiências, e problemas com forte apelo nacional, como os relacionados com a agricultura de precisão e com o pré-sal, setores nos quais somos fortes economicamente”, planeja Terra. A criação do Centro de Robótica fará com que se aumentem os projetos desenvolvidos em conjunto pelos pesquisadores. Consequentemente, segundo Terra, haverá maior interação com a indústria, além do “aumento da eficiência na utilização de recursos, que são particulamente caros em robótica”. A construção do prédio durará cerca de dois anos. Mas, segundo o professor, já nos “próximos doze meses vamos preparar novos projetos para adquirirmos bolsas de estudos e equipamentos para serem alocados no Centro”. “Por hora, vamos continuar nos concentrando nos projetos individuais de cada laboratório responsável pelo Centro”, informa. Robótica A palavra robô, que vem do tcheco robota (trabalho forçado), apareceu pela primeira vez na peça de teatro R.U.R. (Rossum’s Universal Robots), de Karel Capek, criada em 1920. Nela, uma das personagens era um autômato de forma humana que fazia tudo no lugar do homem. O termo foi popularizado por Isaac Asimov no livro "Eu, Robô", publicado em 1950 e que deu origem em 2004 a um filme. Ao contrário da ficção, atualmente os robôs não fazem tudo - mas já estão em quase todos os lugares. Pode-se encontrá-los como engenhocas de uma linha de produção de carros, como cãezinhos de brinquedo ou desativadores de bombas. Os exemplos são inúmeros. No caso do Centro de Robótica de São Carlos, as pesquisas desenvolvidas no campus são “voltadas para robótica móvel, mãos robóticas, exoesqueleto, robótica espacial”, conta Marco Henrique Terra. “Já existe uma certa integração entre essas duas unidades [EESC e ICMC] para o desenvolvimento de pesquisas em robótica. Pesquisas na área automobilística, robôs manipuladores e a participação conjunta no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) são exemplos disto. Esperamos que o Centro potencialize essas experiências”, complementa. Internacional O professor Glauco Augusto de Paula Caurin, da EESC, está às vésperas de terminar seu pós-doutorado em robótica aplicada à reabilitação de pacientes. Ele está estudando no Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos EUA, referência mundial em tecnologia e computação. Dos Estados Unidos, Caurin relata sua animação com a notícia da criação do Centro de Robótica: “[o Centro] tem o mérito de unir as múltiplas competências tão necessárias para se fazer inovação numa área tão competitiva”. O professor ainda aponta a criação de uma tecnologia nacional como ponto forte do Centro, uma vez que os centros de pesquisa internacionais têm pouco interesse em questões nacionais brasileiras, além de ser uma tecnologia cara. Para a volta ao Brasil, Caurin adianta que a EESC pretende desenvolver e testar jogos, direcionados à reabilitação de pacientes, em conjunto com o MIT. “Pretendemos também aproximar o nosso núcleo dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Novas abordagens em Reabilitação de Lesões Encefálicas: aplicações, desenvolvimento e avaliação (NARLE) da Faculdade de Medicina da USP”, conta. Fotos tiradas durante a 2011 IEEE International Conference on Robotics and Automation (ICRA 2011), maior conferência mundial em robótica. Mais informações:Prof. Marco Henrique Terra Tel.: (16) 3373-9341 e 3373-9365 E-mail: terra@sc.usp.br Por Paulo Fávari do USP Online |
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