Um submarino portátil barato e fácil de construir que poderá mudar a maneira de como nós exploramos as águas. O dispositivo em questão é o OpenROV: uma pequena máquina alimentada por várias células de bateria, um computador pequeno e barato e uma webcam.
O preço do equipamento está na faixa de 500 dólares e depende da compra das peças e que, provavelmente, em pouco tempo terá seu preço reduzido drasticamente. O ROV é controlado por um computador portátil através de um navegador web e, teoricamente, pode ser dirigido a partir de qualquer rede do mundo, contanto que haja um computador preso a ele no local. A maioria dos submarinos existentes custam centenas de milhares de dólares, o que faz do OpenROV um submarino que amadores possam comprar e que provavelmente pode auxiliar a oceanografia. Até o momento, o ROV só pode mergulhar 100 metros, mas já bate concorrentes caros e menos eficientes. O último modelo pesa 2,5kg, atinge, aproximadamente, 100m a uma velocidade de 1 metro por segundo e é alimentado a 8 baterias com tempo de execução de aproximadamente 1 hora e meia. O corpo do dispositivo feito em acrílico cortado a laser e possui 3 motores de propulsão (2 horizontais e 1 vertical). A comunicação é feita por um único par trançado de conexão Ethernet para transmissão de dados e vídeo e o controle é feito por um computador BeagleBoard em Linux, via web browser. O vídeo é feito em alta definição via webcam e auxiliado por duas matrizes LED em plataforma inclinável. O projeto é totalmente open source e visa ser montado rapidamente.
http://openrov.com
oi fais quase um ano que quero faser esse rov eu ja tenho tudo so nao entendi ate agora a parte eletronica, que comanda rov. eu quero saber como e cada detalhe por favor me ajude. meu
ResponderExcluirEMAIL e: marceelo318@hotmail.com ....
Olá Marcelo... a parte eletrônica realmente é a alma do ROV, porém para entende-la você tem que pegar os esquemas eletrônicos e montar as placas de circuito impresso.
ExcluirEmpresa brasileira faz simulador para o open rov. Veja em www.petrotek.com.br
ResponderExcluirMuito Interessante.
Excluir