Um homem biônico foi construído com US$ 1 milhão e tem rins, coração e até sangue artificial. O nome da máquina é Rex, a abreviação das palavras exoesqueleto robótico (roboticexoskeleton, nome em inglês). Ele será exibido no Science Museum, que fica em Londres, no Reino Unido. A exposição começa no dia 7 de fevereiro e acaba no dia 11 de março.
Rex tem dois metros de altura, um pâncreas artificial, rins, coração, baço, traqueia e até um sangue artificial percorre suas veias. Um pesquisador de psicologia da Universidade de Zurique, Dr. Bertolt Meyer, foi usado como modelo e inspiração para a construção da aparência de Rex. Bertolt utiliza uma prótese de mão mecânica no braço esquerdo. Rex, ao contrário, é um corpo mecânico inteiro composto por próteses, mas com a aparência de um humano.
A construção do robô também contou com ajuda dos experts da Shadow Robot Company, com uma equipe chefiada por Richard Walker. Rex será tema de um documentário que irá ao ar na emissora Channel 4 no dia 7 de fevereiro. O nome do vídeo é “How to Build a Bionic Man”.
O exoesqueleto robótico Rex pode ser um exemplo completo de como partes mecânicas podem auxiliar pessoas que perderam órgãos ou membros corporais. Robôs humanóides como ele também auxiliam cientistas e médicos na invenção de novas próteses tecnológicas.
A exposição no Science Museum de Londres terá o nome de “How much of you can be rebuilt?”. Vídeos na internet mostram Rex em funcionamento. Veja abaixo: