Parece difícil de acreditar, mas num futuro próximo uma tecnologia que está sendo chamada de Temporary Electronic Tattos (tatuagens eletrônicas temporárias, em tradução livre para o português) permitirá que as pessoas controlem voos de aviões do tipo drones (não-tripulados) sem o uso de comandos externos, utilizando somente a mente.
Hoje em dia, já é comum implantar chips no cérebro que permitem às pessoas controlarem o funcionamento das coisas externamente, utilizando apenas as ondas cerebrais. A novidade, com a tatuagem eletrônica, é que os implantes serão feitos na parte externa da pele, sem a necessidade de intervenções cirúrgicas mais complexas. O dispositivo, parecido com uma fita adesiva, conta com uma rede sem fio flexível que pode ser colocada em partes da cabeça como a testa, permitindo assim a leitura da atividade cerebral.
“Desenvolvemos um dispositivo que a pessoa pode usar em qualquer lugar, seja em casa, num hospital ou mesmo num café”, explicou o engenheiro elétrico Todd Coleman, da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos. Ele chefia a equipe que desenvolveu a tecnologia.
Coleman e seus colegas descobriram que é possível detectar diferentes sinais cerebrais com a tatuagem eletrônica, tais como reconhecimento de imagens familiares. Outra aplicação é o uso dessas “tatoos” em bebês prematuros, para detectar ondas emitidas pelo cérebro indicativas da probabilidade de convulsões relacionadas a problemas como a epilepsia.
A tatuagem eletrônica já está sendo comercializada para o uso na área de saúde, para fins industriais e também para produtos de defesa. Uma inovação que prova mais uma vez o papel tecnologia como uma aliada fundamental para melhorar a vida das pessoas!
A história de hoje é uma adaptação da revista eletrônica Txchnologist, patrocinada pela GE. Para ler o post original, clique aqui.
- See more at: http://brazil.geblogs.com/tatuagem-telepatica/#sthash.Pd9fYW83.dpuf