Objetivo do desafio
Visa identificar e premiar propostas de aplicações robóticas utilizando as plataformas da XBot. Dessa forma, a empresa entende que está reconhecendo o trabalho de pessoas que buscam aplicar a robótica na solução de problemas em diversas áreas presentes no dia-a-dia da população brasileira. Essas aplicações podem ser de diversas áreas do conhecimento, não existem limites.Quem pode participar
A participação é aberta a pessoas físicas de ambos os sexos sem limites de idade (especialmente estudantes, empreendedores, usuários de tecnologia e desenvolvedores autônomos), de forma individual ou em equipe até três pessoas. Cada participante ou equipe poderá concorrer com quantas propostas de aplicativos desejar, desde que cada proposta submetida atenda a todas as condições previstas no regulamento.Premiação
O resultado irá apontar o primeiro e o segundo colocados. Para o primeiro colocado serão oferecidos tablets para cada um dos membros da equipe + placa de premiação para equipe. Para o segundo lugar será oferecida placa de premiação para equipe. Os prêmios serão entregues livres e desembaraçados de qualquer ônus aos contemplados. Os participantes contemplados, uma vez comunicados de sua premiação, deverão disponibilizar as informações necessárias para viabilizar a entrega do prêmio, bem como, a assinatura do Termo de Quitação e Entrega do Prêmio. Também deverão providenciar, cópias dos seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência. A entrega dos prêmios será realizada no domicílio dos contemplados ou local de comum acordo, sem qualquer ônus, no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data de publicação do resultado pela comissão julgadora.Apoio
Inscrição
Para se inscrever basta enviar um e-mail para desafio@xbot.com.br até a data final das inscrições contendo um documento com até três páginas em formato de artigo. Além disso, enviar no e-mail o link de um vídeo publicado no Youtube de até cinco minutos relatando e demonstrando o funcionamento da aplicação robótica proposta. Como sugestão de formato de artigo, favor acessar o modelo da revista Controle & Automação. Com relação ao projeto de aplicação, o mesmo tem o tema aberto, isto é, a aplicação pode versar sobre qualquer área contudo o mesmo deve utilizar ou se vincular de alguma forma com as plataformas robóticas da empresa XBot. Por exemplo, por meio de módulos a serem acoplados nos equipamentos e software da empresa.
Datas e prazos
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail seguindo os prazos abaixo. O resultado dos ganhadores do Desafio será homologado pela Comissão Julgadora e exibida nesta página de Internet. Os premiados também serão comunicados por e-mail. Início das inscrições: 02 de janeiro de 2013 Final de inscrições: 15 de março de 2013 Divulgação dos resultados na página do desafio: 02 de abril de 2013
Regulamento completo
Faça aqui o download do regulamento completo.
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Alunos vencem desafio de robótica
A ideia da equipe formada pelos alunos José Lucas Pereira, Monique Fleming Costa Paduan do 3º período de Engenharia de Controle e Automação e Carlos Eduardo Ribeiro do 4º período de Engenharia da Computação foi utilizar o robô Curumim da XBot para monitoramento e apoio técnico em sistemas tecnológicos e locais de difícil acesso. Além de elaborarem um relatório explicando o projeto, os alunos produziram um vídeo mostrando a aplicação da ideia no monitoramento de antenas do Inatel.
O aluno José Lucas Pereira comenta que participar do concurso foi uma boa oportunidade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso e aprimorar os trabalhos desenvolvidos com o Robô Curumim. "O projeto inicial era estudar a forma didática do Robô. Quando surgiu o desafio a gente pensou que podíamos melhorar o Curumim para utilizá-lo para outros fins. Então surgiu a ideia de transformar o robô em um dispositivo de monitoramento e apoio técnico", explica.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Inatel, esta vitória consolida o Instituto como referência na área de tecnologia e comprova a ótima qualidade dos laboratórios, estrutura e corpo docente dos cursos. "A participação nesse desafio foi muito importante para o aprendizado dos nossos alunos e para a evolução das práticas de estudo dos acadêmicos, que durante o desenvolvimento do projeto adquiriram novos conhecimentos em programação de robôs, redes sem fio, motores, sensores e como elaborar um texto científico", comenta.
A ideia da equipe é continuar a aprimorar o projeto e agregar mais utilidades e funções ao Robô Curumim. "Vamos continuar desenvolvendo novas utilidades e melhorias para poder disputar um desafio em Fortaleza. Temos seis meses para trabalhar no robô antes do torneio", conta José Lucas.