xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' BR - Robótica: XBOT participa do Núcleo de Tecnologias de Informação e Comunicação para Educação e Difusão Científica e Tecnológica

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

XBOT participa do Núcleo de Tecnologias de Informação e Comunicação para Educação e Difusão Científica e Tecnológica

Inova


Qual o papel do Núcleo?




O papel do Núcleo de Tecnologias de Informação e Comunicação para Educação e Difusão Científica e Tecnológica do Instituto Inova é articular iniciativas de diversas entidades públicas e privadas para o uso de tecnologias visando à qualidade da educação. Para isso, atua com sistemas de informação e comunicação em contextos educacionais, difusão científica e empreendedorismo na educação básica, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas, métodos e processos inovadores e também organiza eventos e promove o registro de casos de sucesso nessas áreas.
O Núcleo pretende reunir e oferecer a dezenas de milhares de estudantes da região central paulista uma rede virtual escolar reunindo dezenas de projetos educacionais de referência.
Onde estamos sediados?
Em São Carlos, cidade com 210 mil habitantes. É um polo de ciência, tecnologia e educação, com grandes universidades, duas unidades da Embrapa, centenas de empresas de base tecnológica e reconhecimento internacional em ciências exatas e naturais. A cidade também sedia instituições tradicionais de difusão e educação científica (como CDCC e IEA, da USP) e novas iniciativas em tecnologia educacional (como do LAbI, da UFSCar, e de pequenas empresas inovadoras, como MZO e I-MAX)
Contato
Naná Prado
Gestora de Comunicação
educa@institutoinova.org.br
(16) 3413-0812 (16) 3413-0799


FONTE: http://www.institutoinova.org.br/index.php/inova/Inova/Nucleo-i9






Presença do Prefeito de São Carlos, Paulo Altomani.










Reportagem EPTV: 
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/11/uso-da-tecnologia-na-educacao-e-tema-de-encontro-em-itirapina-sp.html


Do G1 São Carlos e Araraquara
Comente agora
Professores, diretores de escolas e secretários se reuniram em Itirapina (SP) nesta quinta-feira (22) para discutir os novos rumos da educação. O uso da tecnologia em recursos pedagógicos foi um dos assuntos que ganharam destaque. O evento foi organizado pelo Instituto Inova de São Carlos (SP).

Linguagem cada vez mais comum entre jovens e crianças, a tecnologia está mudando a educação, afirmou o organizador do evento, Francisco Belda. “Essa nova geração de alunos já é de nativos digitais. Eles usam computadores, tablets e a internet com muita desenvoltura. O que a gente busca é preparar as escolas, os professores, as redes de ensino para também incorporarem essas novas metodologias de ensino na sua prática pedagógica”, disse.
Além das palestras, o evento contou ainda com uma exposição de equipamentos eletrônicos, programas de computadores e portais de internet que já são utilizados em algumas salas de aula. Um deles é um site de um grupo da USP de São Carlos que trabalha com estudantes do ensino fundamental da rede pública da cidade.

Orientados por diversos profissionais, os alunos criam vídeos e conteúdos das matérias dadas em sala de aula para o portal. “A ideia é auxiliar os estudantes e professores no aprendizado de ciências”, explicou Thaís Pedroso Cardoso, jornalista do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo.
A troca de experiência é tão rica que até os professores acabam aprendendo. “Muitos precisam de uma complementação. Em primeiro lugar eles aprendem a usa o computador. Depois, juntamente com os alunos, eles vão à internet e fazem buscas sobre variados temas e trabalham até sobre uma forma interdisciplinar muitas vezes”, explicou Yvonne Mascarenhas, coordenadora do IEA/USP.

Nenhum comentário :

Postar um comentário