Qual o papel do Núcleo?
O papel do Núcleo de Tecnologias de Informação e Comunicação para Educação e Difusão Científica e Tecnológica do Instituto Inova é articular iniciativas de diversas entidades públicas e privadas para o uso de tecnologias visando à qualidade da educação. Para isso, atua com sistemas de informação e comunicação em contextos educacionais, difusão científica e empreendedorismo na educação básica, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas, métodos e processos inovadores e também organiza eventos e promove o registro de casos de sucesso nessas áreas. |
Onde estamos sediados?
Em São Carlos, cidade com 210 mil habitantes. É um polo de ciência, tecnologia e educação, com grandes universidades, duas unidades da Embrapa, centenas de empresas de base tecnológica e reconhecimento internacional em ciências exatas e naturais. A cidade também sedia instituições tradicionais de difusão e educação científica (como CDCC e IEA, da USP) e novas iniciativas em tecnologia educacional (como do LAbI, da UFSCar, e de pequenas empresas inovadoras, como MZO e I-MAX)
Contato
Naná Prado
Gestora de Comunicação
educa@institutoinova.org.br
(16) 3413-0812 (16) 3413-0799
FONTE: http://www.institutoinova.org.br/index.php/inova/Inova/Nucleo-i9
Presença do Prefeito de São Carlos, Paulo Altomani.
Reportagem EPTV:
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/11/uso-da-tecnologia-na-educacao-e-tema-de-encontro-em-itirapina-sp.html
Do G1 São Carlos e Araraquara
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Professores, diretores de escolas e secretários se reuniram em Itirapina (SP) nesta quinta-feira (22) para discutir os novos rumos da educação. O uso da tecnologia em recursos pedagógicos foi um dos assuntos que ganharam destaque. O evento foi organizado pelo Instituto Inova de São Carlos (SP).
Linguagem cada vez mais comum entre jovens e crianças, a tecnologia está mudando a educação, afirmou o organizador do evento, Francisco Belda. “Essa nova geração de alunos já é de nativos digitais. Eles usam computadores, tablets e a internet com muita desenvoltura. O que a gente busca é preparar as escolas, os professores, as redes de ensino para também incorporarem essas novas metodologias de ensino na sua prática pedagógica”, disse.
Linguagem cada vez mais comum entre jovens e crianças, a tecnologia está mudando a educação, afirmou o organizador do evento, Francisco Belda. “Essa nova geração de alunos já é de nativos digitais. Eles usam computadores, tablets e a internet com muita desenvoltura. O que a gente busca é preparar as escolas, os professores, as redes de ensino para também incorporarem essas novas metodologias de ensino na sua prática pedagógica”, disse.
Além das palestras, o evento contou ainda com uma exposição de equipamentos eletrônicos, programas de computadores e portais de internet que já são utilizados em algumas salas de aula. Um deles é um site de um grupo da USP de São Carlos que trabalha com estudantes do ensino fundamental da rede pública da cidade.
Orientados por diversos profissionais, os alunos criam vídeos e conteúdos das matérias dadas em sala de aula para o portal. “A ideia é auxiliar os estudantes e professores no aprendizado de ciências”, explicou Thaís Pedroso Cardoso, jornalista do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo.
Orientados por diversos profissionais, os alunos criam vídeos e conteúdos das matérias dadas em sala de aula para o portal. “A ideia é auxiliar os estudantes e professores no aprendizado de ciências”, explicou Thaís Pedroso Cardoso, jornalista do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo.
A troca de experiência é tão rica que até os professores acabam aprendendo. “Muitos precisam de uma complementação. Em primeiro lugar eles aprendem a usa o computador. Depois, juntamente com os alunos, eles vão à internet e fazem buscas sobre variados temas e trabalham até sobre uma forma interdisciplinar muitas vezes”, explicou Yvonne Mascarenhas, coordenadora do IEA/USP.