O objetivo do Centro de Tecnologia de Aplicações Robóticas (CTAR) é criar um ambiente de produção e geração de conhecimento entre pesquisadores e as empresas interessadas na aplicação dessa tecnologia para solucionar suas necessidades. Além disso, promover junto a instituições de ensino atividades científicas e empreendedoras que possibilitem o contato direto de alunos e professores com aplicações robóticas em diversas áreas como: saúde, educação, varejo, logística, segurança e defesa, etc.
2. Foco
O foco do CTAR é promover a difusão de uma área tecnológica pouco explorada no país, no caso a robótica móvel. A proposta é fomentar a pesquisa e o desenvolvimento multidisciplinar que trabalhe a diversidade das aplicações da robótica móvel que podem envolver desde áreas industriais e de serviço até uso pessoal e coletivo. A interação com os robôs móveis, inicialmente, focará os seguintes temas:
Convergência entre a robótica e a telefonia celular: Verificar as possibilidades do uso de um telefone celular ou smartphone ou tablet para controlar e receber informações vindas de um robô móvel.
Aplicações de robôs móveis em situações-problema: Entendimento de como a robótica móvel pode ser utilizada em atividades rotineiras, tais como: educação, entretenimento, home care, armazenamento e transporte de materiais, logística de transporte, monitoramento de segurança, exploração e guia, entre outras.
Sistemas autônomos controlados por visão computacional: aplicações onde a visão computacional (imagens em tempo real) é o principal sensoriamento para controlar os robôs móveis.
Formas de interação do Homem com robôs móveis: Interação com os seres humanos por meio dos sentidos humano (voz, gestos, etc), e com pessoas idosas e crianças em atividades rotineiras e de cunho específico. Além de auxiliar as pessoas portadoras de deficiência física em suas atividades do dia-a-dia.
3. Público alvo e credenciamento
O público-alvo é o pesquisador do ensino superior ou ensino médio técnico que será o representante de sua instituição junto a empresa. Este pesquisador será o coordenador do CTAR perante a empresa e por meio dele que as atividades serão gerenciadas e organizadas. Para o credenciamento o pesquisador coordenador deverá encaminhar via e-mail (ctar@xbot.com.br) seu interesse pelo credenciamento. Deverá enviar o link do seu CV Lattes juntamente com uma descrição das suas motivações pessoais e profissionais com relação ao CTAR. É importante comentar que a instituição onde o pesquisador atua deve consentir com o crendenciamento por meio de uma carta de interesse assinada por um responsável pela instituição. O pesquisador coordenador poderá no ato do credenciamento listar outros pesquisadores e assistentes que farão parte do CTAR. Após esta ação a empresa entrará em contato para dar continuidade ao credenciamento.
4. Vigência
O pesquisador coordenador juntamente com a instituição é credenciada por um período de um ano (12 meses). Após este período é possível renovar o credenciamento junto a empresa de acordo com critérios vigentes no período do credenciamento.
5. Benefícios ao credenciado
O CTAR credenciado terá a sua disposição as seguintes ações disponibilizadas pela empresa:
Acesso ao “Technology road maps” da empresa para os próximos dois anos para alinhar suas atividades com uma visão de mercado (mediante assinatura de acordo de confidencialidade).
Acesso aos códigos fontes e aos esquemas elétricos dos produtos da empresa (mediante assinatura de acordo de confidencialidade).
Participação da rede de relacionamentos que é responsável pelo desenvolvimento de soluções para clientes e para própria empresa.
Acesso a lista de demandas de serviços para execução.
Acesso a treinamentos e cursos realizados pela empresa.
Possibilidade de recebimento de bolsas trabalhos vinculados a projetos tecnológicos (técnicos formados, graduandos, graduados, mestres e doutores).
Possibilidade de bolsas de pós-doutorado para os integrantes do CTAR.
Aporte financeiro para execução de atividades de consultoria e assistência técnica envolvendo as plataformas robóticas da empresa.
Apoio para participar de eventos e congressos envolvendo a divulgação dos projetos de robótica no Brasil e no exterior (conteúdo baseado nas plataformas robóticas da empresa).
Divulgação dos seus projetos por meio dos canais de comunicação da empresa (jornais, Internet, etc).
6. Execução de atividades
O CTAR deverá dentro do seu planejamento de atividades executar:
Desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento baseados nos quatro temas sugeridos.
Relacionamento com as escolas da região para promover a disseminação dos conceitos de robótica móvel para os jovens estudantes do ensino fundamental II e médio técnico por meio do aperfeiçoamento de seus professores (agentes replicadores) e cursos de curta duração e palestras para os próprios alunos.
Estabelecimento de mecanismos de intercâmbio e de apoio técnico as empresas, por meio da realização de cursos de atualização técnica e de treinamento envolvendo robótica móvel.
Desenvolvimento de atividades de prestação de serviços, por meio de consultoria e assistência técnica especializada para própria empresa.
7. Relacionamento entre Doutores e Pesquisadores
Com o intuito de colocar em contato Pesquisadores Doutores, fizemos um formulário de contato na qual disponibilizaremos semanalmente para esta rede de relacionamento. Clique aqui para incluir seus dados.
8. Exemplo:
PLACA DE ACIONAMENTO – Modelo: PP001
Autor: Yan Freitas
Descrição: Placa para acionar até 4 motores com 8 entradas de sensores “fim de curso”. Alimentação externa por fonte de 12V, USB ou diretamente pelo robô. Programação em PIC.
Funcionalidade: Controla motores DC para manipular braços ou pinças robóticas com até 4 GDL, além de movimentos automáticos de dispositivos mecânicos.
Plataformas compatíveis:Robodeck v2.5 e Bancada educacional RoboDeck.