xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' BR - Robótica: Xstore - Seu Canal de Vendas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Xstore - Seu Canal de Vendas


XStore

1. Objetivo

O objetivo do Centro de Tecnologia de Aplicações Robóticas (CTAR) é criar um ambiente de produção e geração de conhecimento entre pesquisadores e as empresas interessadas na aplicação dessa tecnologia para solucionar suas necessidades. Além disso, promover junto a instituições de ensino atividades científicas e empreendedoras que possibilitem o contato direto de alunos e professores com aplicações robóticas em diversas áreas como: saúde, educação, varejo, logística, segurança e defesa, etc.





2. Foco

O foco do CTAR é promover a difusão de uma área tecnológica pouco explorada no país, no caso a robótica móvel. A proposta é fomentar a pesquisa e o desenvolvimento multidisciplinar que trabalhe a diversidade das aplicações da robótica móvel que podem envolver desde áreas industriais e de serviço até uso pessoal e coletivo. A interação com os robôs móveis, inicialmente, focará os seguintes temas:
  • Convergência entre a robótica e a telefonia celular: Verificar as possibilidades do uso de um telefone celular ou smartphone ou tablet para controlar e receber informações vindas de um robô móvel.
  • Aplicações de robôs móveis em situações-problema: Entendimento de como a robótica móvel pode ser utilizada em atividades rotineiras, tais como: educação, entretenimento, home care, armazenamento e transporte de materiais, logística de transporte, monitoramento de segurança, exploração e guia, entre outras.
  • Sistemas autônomos controlados por visão computacional: aplicações onde a visão computacional (imagens em tempo real) é o principal sensoriamento para controlar os robôs móveis.
  • Formas de interação do Homem com robôs móveis: Interação com os seres humanos por meio dos sentidos humano (voz, gestos, etc), e com pessoas idosas e crianças em atividades rotineiras e de cunho específico. Além de auxiliar as pessoas portadoras de deficiência física em suas atividades do dia-a-dia.

3. Público alvo e credenciamento

O público-alvo é o pesquisador do ensino superior ou ensino médio técnico que será o representante de sua instituição junto a empresa. Este pesquisador será o coordenador do CTAR perante a empresa e por meio dele que as atividades serão gerenciadas e organizadas. Para o credenciamento o pesquisador coordenador deverá encaminhar via e-mail (ctar@xbot.com.br) seu interesse pelo credenciamento. Deverá enviar o link do seu CV Lattes juntamente com uma descrição das suas motivações pessoais e profissionais com relação ao CTAR. É importante comentar que a instituição onde o pesquisador atua deve consentir com o crendenciamento por meio de uma carta de interesse assinada por um responsável pela instituição. O pesquisador coordenador poderá no ato do credenciamento listar outros pesquisadores e assistentes que farão parte do CTAR. Após esta ação a empresa entrará em contato para dar continuidade ao credenciamento.

4. Vigência

O pesquisador coordenador juntamente com a instituição é credenciada por um período de um ano (12 meses). Após este período é possível renovar o credenciamento junto a empresa de acordo com critérios vigentes no período do credenciamento.

5. Benefícios ao credenciado

O CTAR credenciado terá a sua disposição as seguintes ações disponibilizadas pela empresa:
  • Acesso ao “Technology road maps” da empresa para os próximos dois anos para alinhar suas atividades com uma visão de mercado (mediante assinatura de acordo de confidencialidade).
  • Acesso aos códigos fontes e aos esquemas elétricos dos produtos da empresa (mediante assinatura de acordo de confidencialidade).
  • Participação da rede de relacionamentos que é responsável pelo desenvolvimento de soluções para clientes e para própria empresa.
  • Acesso a lista de demandas de serviços para execução.
  • Acesso a treinamentos e cursos realizados pela empresa.
  • Possibilidade de recebimento de bolsas trabalhos vinculados a projetos tecnológicos (técnicos formados, graduandos, graduados, mestres e doutores).
  • Possibilidade de bolsas de pós-doutorado para os integrantes do CTAR.
  • Aporte financeiro para execução de atividades de consultoria e assistência técnica envolvendo as plataformas robóticas da empresa.
  • Apoio para participar de eventos e congressos envolvendo a divulgação dos projetos de robótica no Brasil e no exterior (conteúdo baseado nas plataformas robóticas da empresa).
  • Divulgação dos seus projetos por meio dos canais de comunicação da empresa (jornais, Internet, etc).

6. Execução de atividades

O CTAR deverá dentro do seu planejamento de atividades executar:
  • Desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento baseados nos quatro temas sugeridos.
  • Relacionamento com as escolas da região para promover a disseminação dos conceitos de robótica móvel para os jovens estudantes do ensino fundamental II e médio técnico por meio do aperfeiçoamento de seus professores (agentes replicadores) e cursos de curta duração e palestras para os próprios alunos.
  • Estabelecimento de mecanismos de intercâmbio e de apoio técnico as empresas, por meio da realização de cursos de atualização técnica e de treinamento envolvendo robótica móvel.
  • Desenvolvimento de atividades de prestação de serviços, por meio de consultoria e assistência técnica especializada para própria empresa.

7. Relacionamento entre Doutores e Pesquisadores

Com o intuito de colocar em contato Pesquisadores Doutores, fizemos um formulário de contato na qual disponibilizaremos semanalmente para esta rede de relacionamento. Clique aqui para incluir seus dados.



8. Exemplo:



PLACA DE ACIONAMENTO – Modelo: PP001

Autor: Yan Freitas
Descrição: Placa para acionar até 4 motores com 8 entradas de sensores “fim de curso”. Alimentação externa por fonte de 12V, USB ou diretamente pelo robô. Programação em PIC.
Funcionalidade: Controla motores DC para manipular braços ou pinças robóticas com até 4 GDL, além de movimentos automáticos de dispositivos mecânicos.
Plataformas compatíveis: Robodeck v2.5 e Bancada educacional RoboDeck.

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